quinta-feira, 23 de setembro de 2010

A escolha da profissão não é coisa só de gente grande! Cabe aos pais auxiliarem seus filhos num momento tão difícil.

No cenário atual, além das mudanças contextuais que afetam o trabalho e a inserção no mercado de trabalho, vive-se um período de expansão e redefinição dos propósitos acerca da escolha profissional. Há, no País cerca de 274 cursos universitários, quase cinco vezes mais do que os 58 cursos que existiam na década de 80. Então o conflito no momento da escolha profissional aumenta diante de tantas opções.
É na faixa etária entre 16 e 18 anos que os estudantes devem decidir qual profissão seguir ao longo de suas vidas e muitos pais e professores são testemunhas do quanto é grande a responsabilidade dessa escolha e quanta crise gera a dúvida ao escolher...
Para que o jovem chegue à faculdade e conclua o curso superior, os investimentos financeiro, emocional e de tempo são altíssimos e muitas vezes esse investimento fica perdido quando a escolha não foi acertada com base em seus valores, aptidões, gostos, visão de mundo, autoconhecimento... O jovem muitas vezes pára o curso no meio do caminho, outros até concluem, mas percebem que não é o que queriam... O investimento foi em vão! Tempo perdido, dinheiro mal investido e desgaste emocional.
Diante deste contexto de incertezas surge a necessidade de uma orientação baseada em desenvolvimento de competências (conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para a escolha profissional) e o processo de Coaching proporciona escolhas maduras, focadas no que a pessoa gostaria de fazer e não ser influenciado pelos modismos e influencias do grupo. Uma vez internalizado o processo de Coaching para escolhas o jovem poderá utilizar o recurso em contextos variados ao longo da vida.
“O Programa de Coaching em Orientação Profissional e Vocacional” é composto de três etapas. A primeira proporciona o autoconhecimento no qual o estudante vai pensar a respeito de si mesmo, na segunda etapa, pesquisa-se as áreas de maior aptidão e interesse, apresentando as possibilidades futuras. A partir daí efetiva-se o plano de ação estruturado na pesquisa de informações profissionais e no planejando da futura carreira, desenvolvendo consciência e responsabilidade sobre as escolhas.
A Clínica de Psicologia e Coaching oferece o Programa de Coaching para Orientação Profissional e Vocacional durante todo o ano, inclusive durante as férias escolares. Os pais e seus filhos são sempre bem vindos para maiores esclarecimentos sobre o programa. O processo abrange a faixa etária de 14 a 25 anos. Pode ser iniciado a partir da 8ª série do Ensino Fundamental.

Ou isto ou aquilo

Ou se tem chuva e não se tem sol
ou se tem sol e não se tem chuva!
Ou se calça a luva e não se põe o anel,
ou se põe o anel e não se calça a luva!
Quem sobe nos ares não fica no chão,
quem fica no chão não sobe nos ares.
É uma grande pena que não se possa
estar ao mesmo tempo em dois lugares!

Ou guardo o dinheiro e não compro o doce,
ou compro o doce e gasto o dinheiro.
Ou isto ou aquilo: ou isto ou aquilo . . .
e vivo escolhendo o dia inteiro!
Não sei se brinco, não sei se estudo,
se saio correndo ou fico tranqüilo.
Mas não consegui entender ainda
qual é melhor: se é isto ou aquilo.

Cecília Meireles


CENTRO MÉDICO R. SUZUKI - AVENIDA INDEPENDÊNCIA, 258 SL 105
ZONA 5 | CEP 87015 020 | MARINGÁ PR | TELEFONE (44) 3028 7828
www.taniamolinari.com.br | E-mail: contato@taniamolinari.com.br

Nenhum comentário: