terça-feira, 4 de maio de 2010

Coaching e suas áreas de atuação

Atualmente o Coaching vem sendo abordado por diversos canais de mídia e também amplamente utilizado para desenvolver pessoas nas áreas pessoal e profissional. Coaching é um processo de aprendizado e desenvolvimento de competências focado em ações para a realização de metas e desejos.
Ações no sentido de desenvolvimento e/ou aprimoramento de suas próprias competências, equipando-o com as ferramentas, conhecimento e oportunidades para se expandirem usando os seguintes processos: de investigação; reflexão e conscientização; descoberta pessoal dos pontos a desenvolver e das qualidades; aumento da consciência de si (autoconhecimento); aumento da capacidade de se responsabilizar pela própria vida; estrutura e foco; feedback realista e apoio.
Além do aprendizado e desenvolvimento, o Coaching também melhora a auto-estima na medida em que ela é desafiada a aprender e a conquistar metas maiores e com os resultados, aumenta a confiança em suas próprias capacidades e escolhas.
É impossível falar em ação profissional sem falar em ação pessoal, é relativo dividir essa coisa de pessoal e profissional, o ser humano e um só – é impossível dissociar a vida pessoal e profissional. Toda vida é pessoal, é fato que você passa grande parte da vida dentro da organização, teu ócio tem que ser tua profissão, e necessariamente deve estar alinhado dentro das potencialidades pessoais. Se você está infeliz na sua profissão você está infeliz pessoalmente e vice versa.
Existem diferentes tipos e aplicações de Coaching: Coaching Executivo, Coaching de vida ou Life Coaching, Coaching de carreira, etc. Life Coaching, que é um processo de desenvolvimento no qual a pessoa, através de técnicas específicas, inclusive da psicologia, vai delineando as mudanças concretas fundamentais que deseja realizar em sua vida e os objetivos que deseja atingir. Life Coaching segue uma seqüência organizacional específica que estrutura a vida de onde se está agora e para chegar onde se deseja no futuro.
Sua essência engloba crenças, valores e metas em todas as áreas da vida: Trabalho e carreira, Recreação e lazer, Espiritualidade, Relacionamentos, Família, Saúde, Finanças, Idoneidade e integridade. A vida e os vários papéis que se desempenha ao longo da história permitem planejamento, sendo possível com o processo de Life Coaching, atingir objetivos pessoal e profissional buscando melhora na qualidade de vida. Gerar maior satisfação nas diversas áreas da vida e rever hábitos diários para melhor uso da energia própria e assumir a responsabilidade da própria vida distanciando das justificativas que impedem sua expansão são alguns objetivos do Life Coaching. Plano de ação – ordena o que se quer fazer – paralelo com a missão de vida.

Um comentário:

Demontier Camelo disse...

Estou fazendo meu TCC do final da faculdade com o tema voltado para o Coaching. Seu blog me ajudou muito e até coloquei um trecho com sua citação sobre o assunto.